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segunda-feira, 16 de março de 2015

OS PROPAGADORES DA DOUTRINA GNÓSTICA - CLEMENTE

CLEMENTE (Professor na Escola de Alexandria)

"O Stromata, Miscellanias, de São Clemente são a nossa fonte de informação sobre os Mistérios em seu tempo. Ele mesmo fala destes escritos como uma ‘miscelânea de NOTAS gnósticas, de acordo com a verdadeira filosofia’, e também os descreve como memorandos dos ensinamentos que ele mesmo recebeu de Pantaenus...‘O Senhor...permitiu-nos comunicar destes MISTÉRIOS divinos, e daquela santa luz, para aqueles que são capazes de recebê-los. Ele certamente não divulgará aos muitos aos quais não lhes pertencem, mas aos poucos a quem Ele sabia que lhes pertenciam, que eram capazes de receber e serem moldados de acordo com eles. Mas as COISAS SECRETAS são confiadas à fala, não à escrita, como é o caso com Deus. E se se dizer que está escrito: ‘Não há nada de secreto que não deve ser revelado, nem oculto que não deve ser divulgado,’ deixe-o também ouvir de nós, que àquele que ouve SECRETAMENTE, mesmo o que é SECRETO se manifestará. Isto é o que foi previsto por este oráculo. E para aquele que é capaz SECRETAMENTE de observar o que é entregue a ele, o que está VELADO deve ser divulgado como verdade; e o que está ESCONDIDO para muitos deve aparecer manifesto para poucos ... Os MISTÉRIOS são entregues MISTICAMENTE, aquilo que é falado pode estar na boca daquele que fala; de fato não em sua voz, mas em seu entendimento ... O escrito destes meus memorandos, eu bem sei, é fraco quando comparado com aquele espírito ... que tive o privilégio de ouvir. Mas será uma imagem para recordar o arquétipo àquele que foi atingido com os Tirso. (O Tirso, podemos aqui interpor, era a varinha de condão mantida pelos Iniciados, com a qual os candidatos eram tocados durante a cerimônia de Iniciação. Ela possuía um significado místico simbolizando a medula espinhal e a glândula pineal nos Mistérios Menores, e era uma Vara muito conhecida pelos Grandes. Dizer, portanto, ‘àquele que foi atingido com o Tirso’ era exatamente o mesmo que dizer, ‘àquele que foi iniciado nos Mistérios’.) .. ‘Nós não professamos explicar as COISAS SECRETAS suficientemente - longe disso - mas só trazê-las à memória, se temos esquecido de alguma coisa ou se temos o propósito de não esquecê-las. Muitas coisas, eu sei bem, nos tem escapado através dos períodos de tempo, que se afastaram do não escrito ... Há, então, algumas coisas das quais não temos nenhuma lembrança, pois o poder que estava nos benditos homens era grandioso ... Há também algumas coisas que permaneceram há muito tempo despercebidas ... ESSAS EU REVIVO EM MEUS COMENTÁRIOS. Algumas coisas que eu PROPOSITADAMENTE OMITO, no exercício de uma escolha sensata, COM MEDO DE ESCREVER O QUE EU TENHO GUARDADO CONTRA O QUE É FALADO; não relutando...mas temendo por meus leitores, para que não tropecem, levando-os a um sentido incorreto, e, como o provérbio diz, devemos ser encontrados  ‘estendendo uma espada [para dá-la] a uma criança’. Porque é impossível que o que tem sido escrito não escape (se torne conhecido), embora permanecendo impublicável por mim ... Algumas coisas em meu tratado serão sugeridas; em alguns serão insinuadas; alguns, serão apenas mencionadas. ELAS IRÃO TENTAR FALAR IMPERCEPTIVELMENTE, EXPOR SECRETAMENTE, E DEMONSTRAR SILENCIOSAMENTE’.
Esta passagem, se permanecesse sozinha, seria suficiente para demonstrar a existência de um ensinamento secreto na Igreja Primitiva. Mas ela não está de maneira nenhuma sozinha. No capítulo XII do mesmo livro I, no cabeçalho, ‘Os Mistérios da Fé NÃO SÃO DIVULGADOS A TODOS’, Clemente declara que, ninguém mais a não ser apenas os sábios serão capazes de ver seu trabalho, ‘faz-se necessário, portanto, ESCONDER EM UM MISTÉRIO A SABEDORIA FALADA, que o Filho de Deus ensinou’.... Depois de muito examinar os escritores gregos, e de uma investigação pela filosofia, S. Clemente declara que a GNOSE ‘transmitida e revelada pelo Filho de Deus, é sabedoria ... E a GNOSE em si é aquela que se transmitiu pela herança a poucos, tendo sido repassada de forma NÃO ESCRITA PELOS APÓSTOLOS’. Uma exposição muito longa da vida do Gnóstico, o Iniciado, é dada, e S. Clemente a conclui dizendo: ‘Deixe à amostra o suficiente para aqueles que têm ouvidos. Para isso não é necessário desvendar o mistério, mas apenas indicar o que é suficiente àqueles que são participantes no conhecimento, a fim de trazê-las à mente’."(# 1, p.55-62 - Annie Sesant, uma ocultista).

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